alex riegel
edição limitada
100 cópias
ano 2022
ano 2022
atelier livro feito à mão
o livro
Uma realização improvável. Um artista, uma intensa mudança de vida, um livro feito com resíduos do lixo, tudo isso resultando numa obra que propõe um conceito de arte e sustentabilidade.
Escrever e fabricar o livro foi um processo longo que exigiu calma e suavidade numa entrega diária ao ofício da arte escrita e da experimentação das matérias-primas disponíveis (caixa de leite, filtros de café, jornais, revistas e papéis descartados, sacaria de juta e outros insumos).
A criação artística e o projeto editorial original e artesanal do livro Café do Poeta é o resultado de uma cadeia de acontecimentos e episódios marcantes que serviram como ingredientes necessários para que o olhar sobre a vida fosse ampliado abrindo um novo horizonte. Essa combinação criativa me mostrou a riqueza e a abundância que me cercavam o tempo todo, diariamente, de forma livre e disponível: o exercício da escrita e os resíduos do lixo. Eu só tive o trabalho de me entregar para esse fluxo intenso combinando curiosidade e descoberta nas inspirações, nas ações e no processo de reutilização do lixo (tomei a liberdade de batizar esse processo com o nome de Reativação) para criar um livro.
Depois de alguns meses de trabalho permanente e muitas xícaras de café, nasceu o livro Café do Poeta, uma coletânea de 70 poemas curtos e pensamentos sobre amor, café, barista, cafezal, tempo, arte e outras inspirações. O livro experimental resultou numa edição especial numerada com 100 exemplares fabricados à mão, peça por peça. A reprodução de um livro como esse segue um rigoroso processo criativo envolvendo a preparação e a maturação de cada peça e a fabricação completa que pode levar até 10 dias ou mais.
O título homenageia matérias-primas marcantes usadas na fabricação livro (filtro de café e sacaria de juta).
O design é um aspecto que chama atenção, pois o formato do livro segue as linhas de corte de um filtro de café tamanho ref. 103. As dimensões finais são de 16 x 21 x 2,5 centímetros. Aliás, esse recurso de reativar o filtro de café e caixas de leite e fazer deles matéria-prima para produzir arte e inovação não é uma novidade, é bem comum, antiga e cotidiana. O maís bonito dessa experiência foi o de me permitir entrar na dança e expressar a criatividade gerando assim uma autêntica assinatura artística.
O conteúdo literário tem alguns aspectos que serão notados durante leitura.
- a escrita à mão.
- o uso livre do espaço das páginas, inclusive convidando o leitor a cocriar com a obra, interferir nela.
- a escolha de não seguir integralmente as pontuações e regras ortográficas, propondo que leitores desfrutem da livre apreciação, interpretação e expressão da oralidade.
Café do Poeta é a realização de um sonho como escritor e uma feliz descoberta como artista livreiro. Eu Sou Grato e celebro por todas as situações que me trouxeram a esse momento do agora.
NOTA DO AUTOR a respeito da preservação autoral. Por escolha pessoal, resolvi não fazer o registro editorial da obra. Escrevi os poemas para compartilhar meus pensamentos e inspirações com o mundo para que cada leitor possa usufruir da leitura e compartilhar o conteúdo de forma livre, exercitando a sua própria consciência em relação a obra. Portanto, sinta-se à vontade para compartilhar o conteúdo. Bem, essa é a maneira de expressar a minha liberdade e inspirar você a expressar a sua.
Dicas de conservação: Preservar em local fresco e seco, evitar exposição permanente ao sol.
@alexriegeloficial
#livrocafedopoeta
#projetodolixoaolivro
atelierlivrofeitoamao@gmail.com
dolixoaolivro@gmail.com
O Atelier Livro Feito à Mão é uma startup de garagem com foco na economia criativa, arte e
sustentabilidade fundada pelo artista Alex Riegel em Novo Hamburgo - RS - BRASIL
siga nas redes: @alexriegeloficial
contatos e vendas whatsapp: 51 992167670
www.atelierlivrofeitoamao.blogspot.com
www.dolixoaolivro.blogspot.com
ATELIER LIVRO FEITO À MÃO - ARTE E SUSTENTABILIDADE
***
NOVO HAMBURGO - CIDADE CRIATIVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário